A arte imitando a vida

O homem não fica contente em só conviver todos os dias com as agruras e sofrimentos da vida, mas quer ainda rever esses fatos trágicos (alguns de tão sofridos se tornam hilários) nas horas de lazer. É assim que na Grécia surgiu as artes cênicas, interpretações do cotidiano, apresentadas ao público. Por que eu estou falando sobre isso? Ora, hoje é o dia Mundial do Teatro!
A encenação de atos humanos veio acompanhando o homem desde a antiguidade com uma série de utilidades: convencer o povão que os mitos eram verdadeiros, fazer com que eles se esqueçam por um momento os probleminhas do cotidiano (o “pão e circo”, tão comum até hoje), catequisar os índios, ou seja, uma infinidade de utilizações para essa tão bela arte.
Vale lembrar que as duas vertentes básicas da dramaturgia, o drama e a comédia, surgiram de uma maneira interessante: o drama era a representação do sofrimento das classes ricas, e a comédia, as dificuldades vividas pelos pobres. Quando eu falo que nada no mundo mudou, ninguém acredita…
Mas de qualquer maneira, parabéns a todos os corajosos que conseguem tirar leite de pedra e viver de emocionar os outros, com tão pouco apoio que a cultura tem! Parabéns aos escritores, atores, diretores, contra-regras, maquiadores e outros tipos quaisquer de trabalhadores domesticados da área!
Obs.: uma vertente do teatro que se valia de mostrar “os diferentes e esquisitos” do mundo (e também alguns leões banguelos aqui e acolá) acabou virando uma belíssima arte, tão (ou mais) popular que o teatro: o Circo. Hoje é comemorado aqui no Brasil o dia do Circo e do Artista Circense. Parabéns a vocês, mais corajosos e sofredores ainda! Mas, por favor, nada de animais!
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: