Coloque-se no seu lugar

O homem é um animal racional. Essa é a sentença que nos ensinam desde os primeiros dias na escola. Mas as professoras têm o costume de enfatizar o “racional”, em detrimento ao “animal”. Peço hoje que façamos o contrário.
Somos animais, pois funcionamos organicamente como todos os outros: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Mais que isso: os ribossomos fundamentais para o funcionamento de nossas células também o são a todos, até para as bactérias, os seres mais simples da natureza.
O que mais temos em comum com todos os seres vivos? O fato de compartilharmos de um mesmo planeta, uma mesma biosfera, os mesmos elementos que se recombinam mas não se destroem. O que temos de diferente? Falta-nos a consciência de que o equilíbrio entre todos é fundamental para que esse mundão continue assim, bonitão, aprumado e suprindo-nos com o que é necessário para viver.
A imprensa essa semana fez uma grande propaganda sobre a iniciativa da WWF de todos apagarem as luzes como forma de lembrarmos o que estamos fazendo com a natureza, a Hora do Planeta. O evento espalhar-se-á pelo mundo todo. Espero que vocês tenham apagado as luzes e, principalmente, apagado a idéia da superioridade humana de dentro dos corações.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: