Serviços Domésticos

Estava eu hoje limpando minha humilde residência, dando aquela faxina meia-boca, e fiquei refletindo sobre essa imensa preocupação atual com a higiene, tanto pessoal, dos domicílios, das empresas e das cidades.
As ideias de limpeza e higiene foram mais um ideal resgatado da Antiguidade pelo Renascimento e pelo Iluminismo, e representou uma revolução na qualidade de vida dos seres humanos. Na Idade Média, 2/3 da população europeia caiu pela peste bubônica exatamente pela falta de limpeza, pois a transmissão era feita pelos insetos parasitas dos animais que dormiam junto com o pessoal nas “casas”.
O progresso que a República trouxe ao nosso Brasil também estava ligada à higiene. Basta lembrar do episódio tragi-cômico da revolta da Vacina. E do Pereira Passos derrubando os barracos onde se faziam as necessidades e logo após jogava-se o conteúdo do penico calçada abaixo.
Sorte que temos o Pato Purific. Sorte que andamos calçados. Sorte que temos as granjas e suas matanças diárias. Sorte que somos da minoria que tem uma casa decente. Sorte que podemos viver 100 anos, chegando até o bico do corvo com uma saúde de ferro. Sorte mesmo?
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: