Os fundadores do nosso mundo

Hoje, 31 de março, dois pioneiros do nosso mundo, responsáveis pelo que ele é hoje, fazem aniversário. Um de nascimento, outro de morte. No dia 31 de março de 1596 nasceu René Descartes e no dia 31 de março de 1727 morreu Sir Isaac Newton.
Um foi a peça fundamental do Renascimento Científico e Filosófico ocorrido no fim da Idade Média. Outro foi fundamental para o início do Iluminismo, que sacramentou de vez os pensamentos renascentistas. Em comum eles tem o fato de ter devolvido ao mundo a razão desenvolvida pelos gregos na Antiguidade, acabando com os séculos de teologia.
A partir daí, até hoje, tudo é filosofia, tudo é exato, tudo é razão. Tudo é ciência e seu onipontente método científico. Os sentimentos, as coisas inexplicáveis que brotam dentro e fora do homem são desprezadas, já que o que realmente importa é o que o empirismo explica.
Tiramos do mundo a infalível Igreja, a qual esses se referem como produtora de um atraso no desenvolvimento do homem de quase mil anos, para colocar a infalível Ciência, que tirou do homem toda a sentimentalidade para colocar a posse como objeto de desejo. Quanto tempo vamos perder dessa vez?
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: