Quando o virtual se mistura com o real

Ontem à noite o programa Debate da MTV tratou do tema dos jogos virtuais, se eles influenciam no comportamento das crianças. O assunto, já antigo, voltou à pauta já que esse mês foi lançado no Japão um jogo que o personagem controlado ganha pontos ao cometer um estupro. É o que precisava pro circo pegar fogo novamente.
De um lado os produtores de games, que acreditam que isso tudo não passa de um entretenimento normal, e que um jovem só transmitirá os objetivos do jogo para a vida real se ele já tiver um transtorno patológico. Do outro lado, um deputado que fez um projeto de lei para que seja proibido e digno de detenção o dono de Lan Houses que deixar menores jogar games violentos.
É besteira dizer que um garoto que jogue Counter-Strike vá pegar uma arma e sair brincando de matar a família, até porque o famoso polícia-e-ladrão era brincado por minha vó na infância. O que acontece é que a crianças, muitas delas novíssimas, estão expostas à cenas de extrema violência, e isso realmente pode torná-las mais violentas e insensíveis. Eu, que ganhei meu primeiro jogo violento aos 4 anos sei disso na prática.
A conclusão que eu tiro é a seguinte: lógico que é impossível que apenas homens de 18 anos para cima joguem esse time de game, bem como acontece com outras coisas não recomendadas para menores, mas que chegam até eles por outras vias. Mas que crianças muito pequenas (sub-12) se divertindo com esse tipo de coisa não faz bem, isso sem dúvida. Mas é a própria pessoinha que tem de saber seus limites, o que pode fazer ou não, e essa noção é dada pelos pais, como todas as outras da vida dela. Lembrem-se: aprender a infringir regras aos 10 anos pode fazê-la infringir pro resto da vida.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: