O Homem é o lobo do homem

Muita gente conhece a frase célebre acima, mas poucos conhecem seu autor: é o filósofo inglês Thomas Hobbes, que se estivesse vivo estaria completando hoje 421 aninhos de vida. A tempo: ele morreu em 1679, aos confortáveis 91 anos de existência. Sua principal obra foi “Leviatã”, nome dado ao monstro da mitologia grega que habitava os mares. Sua principal teoria é sobre o Estado de Natureza que o homem estava antes de serem formadas as sociedades, no qual não havia regras e prevalecia a lei do mais forte, ou seja, era cada um por si. Daí vem a frase do título.
Tudo bem, seu Thomas, que na época da pedra lascada devia ser realmente muito difícil a sobrevivência da espécie humana: tinha que se competir por comida, escapar dos predadores e ainda pagar uma de bonitão com aquela cabeleira pra conseguir uma fêmea pra cuidar dos filhos; mas falar que hoje, com a nossa sociedade capitalista-democrática-de-fachada tudo virou um mar-de-rosas, aí é apelar para o que meus olhos veem por aí.
Eu acho que o dr. Hobbes não deu uma passeada pela África sub-saariana e pela Ásia Indiana, e mais alguns lugares do mundo. Na época dele, na verdade, existiam inúmeros outros lugares nas mesmas condições destes de hoje, talvez bem perto da Grã-Bretanha que ele tanto amava. Lugares esses onde a luta para sobrevivência pode ser até pior que no Paleolítico, pois as sociedades são ainda sugadas por outras que retiram a riqueza destas na força, que se julgam mais avançadas. Tá certo Hobbes, o mundo realmente mudou: hoje o homem é o carrasco do próprio homem.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: