Viva a liberdade cultural!

Quando se estuda geopolítica, geralmente se divide as épocas de acordo com o(s) país(es) que tem mais influência, para facilitar a vida dos estudantes. Assim, temos o mundo bipolar, multipolar, unipolar. Por um tempo, o mundo era Persa. Passou a ser Romano e depois tornou-se Católico. Então a ordem se polarizou na Inglaterra e após a Segunda Guerra se tornou Bipolar: EUA e URSS. E hoje? Com o suposto fim do socialismo, há uma dúvida entre os estudiosos: uns dizem que o mundo é unipolar, concentrado no poderio dos EUA, outros dizem que é multipolar, pois vários países tem voz de comando sobre outros.
Eu, porém, defendo a tese de que, principalmente nos países que se aliaram ao lado capitalista na Guerra Fria, a influência estadunidense é gritante. Até no Velho Mundo, tão cheio de si por suas culturas únicas, próprias e arcaicas, se americanizou. E isso é confirmado pela Organização das Nações Unidas, visivelmente manipulada pelas vontades dos norte-americanos. Exemplo claro disso foi a invasão do Iraque, na qual os Estados Unidos, alegando que o país possuía armas químicas que nunca existiram, passaram pela ordem contrária da ONU e meteram a bala lá.
Hoje comemoramos seis anos do fim do governo de Saddam Hussein. Tudo bem que ele não era um Papai Noel bonzinho, mas acredito que intervenções assim não poderiam existir num mundo dito multipolar. A realidade, contudo, nos mostra que somos realmente fantoches do Tio Sam. Mesmo aqueles que se dizem “rebeldes” (Cuba, Venezuela, Coreia do Norte) acabam caindo na mesma vala. Nossa rebeldia deve ser interna: não engulamos tudo que eles nos propõem. Abaixo o American Way of Life. Abaixo o American Dream. E viva a liberdade cultural! Valorize a sua.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Lazer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: