Redemocratização Obscura

Há menos de um mês “cerebrávamos” o início do período mais obscuro e condenável da história do nosso país: a tomada do poder pelos militares, dando início à Ditadura. Desde o golpe os fatos foram muito mal explicados, sendo que até hoje eles dão um jeitinho de queimar os poucos documentos que restam daquela época para que a população nunca fique sabendo como foram os bastidores desse período turbulento. Até seus últimos dias a Ditadura não abria suas intimidades, e o processo de redemocratização não foi diferente.
O escolhido pelos próprios militares para tocar a volta das eleições foi Tancredo Neves, homem conhecido por ser bom e honesto governante (será que era só marketing?), mas que andava meio mal da saúde, fato que era ignorado pelo povo. Todos os meios de comunicação davam um aspecto messiânico para Tancredo, sem mostrar os “acordões” que foram feitos para que ele chegasse lá, e sem mostrar que seu vice, José Sarney, era um dos maiores defensores do antigo regime (nosso atual Presidente do Senado).
O que se sabe é que o Messias morreu antes mesmo de começar a por em prática suas ideias, ao dia 21 de abril de 1985 falecia o nosso Presidente, antes mesmo de sê-lo definitivamente. Mais um mistério eterno para a história do país, tal qual o que trata sobre onde vai parar o dinheiro público, etc. Começava aí uma época em que a economia brasileira atingiu seu auge, negativo. Quem viveu, lembra-se. A mim, que não vivi, resta apenas a memória de uma época que, mesmo não tendo visto, desejo que nunca mais volte.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: