Lhaneza: franqueza, simplicidade

Esse é o significado que o Houaiss dá para essa palavra que ouvi pela primeira vez hoje da boca de um ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Nada anormal, já que esses homens, os mais importantes da lei brasileira, são tão acostumados a usar palavras difíceis e polidas, talvez para que o povo em geral não entenda as decisões que são tomadas ali. Mas a de hoje deu pra entender muito bem: foi o famoso “quebra-pau”, “lavagem-de-roupa-suja”, “acerto-de-contas”, chame do que quiser.
Se você não sabe o que se passou, ligue a TV no próximo telejornal ou procure o nome de Barbosa no YouTube: está lá, um bate-boca entre esse ministro e a grandiosa figura de Gilmar Mendes, presidente da instituição. Pelo que percebi eles já estavam estressados um com o outro antes da sessão, pois Mendes começou alfinetando do nada os ministros, e o golpe foi sentido por Barbosa. De agulha em agulha, o negócio foi ficando mais quente, até o grande desabafo de Joaquim, que eu concordo plenamente: “Vossa excelência está destruindo a justiça desse país”.
Eu, sinceramente, nunca gostei do STF: é muito poder na mão de poucas pessoas (se centenas no Congresso fazem tanta coisa errada, imagina se a gente condensar para pouco mais de uma dezena). Aquelas capas nas costas dão um ar de reis-da-cocada. A imagem do Supremo não é a mesma desde a badalação de quando Ellen Gracie foi presidente – a mulher mais importante do Brasil – e agora, com o Gilmar, sempre envolvido em polêmicas e denúncias, a coisa piorou. Acredito que a recomendação dada por Joaquim Barbosa serve para todos os homens públicos do Brasil: saiam na rua, vossas excelências, saiam na rua. Vocês nunca foram e continuam não sendo exemplo de lhaneza para ninguém.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Viagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: