Quando a teoria saiu do papel

Observar, refletir, concluir, escrever. A história do mundo está cheia de filósofos, físicos, sociólogos, matemáticos, que observaram nossa existência e elaboraram conclusões, cada um a sua maneira. Não é uma tarefa tão complicada. Difícil mesmo é tirar essas coisas do mundo das ideias e passá-las para a vida real: tarefa para poucos.
Um desses heróis, pessoa que eu realmente admiro pela inteligência e coragem, é o aniversariante de hoje: Vladimir Ilitch Ulianov. Não sabe quem é? Para facilitar a vida de quem não mora na Rússia, ele popularizou-se como Lênin (talvez até o povo de lá se atrapalhava ao pronunciar seu nome). Ulianov foi o responsável pela Revolução Bolchevique, mais conhecida como Revolução Russa, que operou nesse país, no ano de 1917, a retirada do czar (imperador) do poder, que passou a ficar nas mãos do povo – ou melhor, do Partido Comunista.
Todos os atos dessa reviravolta no país foram acompanhados (não tão de perto) pelos mandamentos criados por Karl Marx, fundador do socialismo científico, no seu livro “Manifesto do Partido Comunista”. Lênin seguiu muito bem os passos do mestre, fazendo o que o barbudão lá não fez: provar na prática que suas ideias funcionavam.
Tudo foi bem até que o nosso aniversariante morreu (o que acontece com todo mundo um dia), e quem o sucedeu, Stálin, não levou as coisas do mesmo jeito, esqueceu do pobre Vladimir, de Marx e concentrou-se no próprio umbigo. Deu no que deu, o fim da União Socialista Soviética, décadas depois. Mas pelo jeito a admiração a Lênin não é concensual: explodiram a bunda da estátua dele, numa praça de São Petersburgo, há algumas semanas. Mas ninguém pode acusá-lo de ter ficado de braços cruzados frente à miséria do povo russo.
Obs.: a tempo, Vladimir Ulianov faria hoje 139 anos.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: