Quatro “cerebrações” em uma

Hoje são comemoradas quatro fatos, que estão intimamente ligados:
Dia da Terra: Começando pelo mais abrangente de todos, o nosso planeta, que não é mais o mesmo desde que o homem aqui pisou, e a situação foi piorando com a criação da ciência, a revolução industrial, a química fina, etc. O resultado está aí: buracos na camada de ozônio, aquecimento global, metade das florestas do mundo não existe mais, mais da metade das espécies de animais também não. Exemplo máximo da evolução do homem é a Europa, onde tudo se desenvolveu. Lá se criou as Grandes Navegações, que espalharam sua cultura pelo mundo, chegando ao…
Dia do Descobrimento do Brasil: no dia 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral avistava o raio de uma terra que ele pensava ser as índias, mas era sim nossa pátria, ainda virgem, ainda cheia de Mata Atlântica, cheia de paus-brasis, cheia de araras azuis. Parece história de pescador, mas isso realmente existiu um dia. Com o passar dos tempos, o caldeirão brasileiro passou a receber mais ingredientes: além da soma dos índios que já estavam aqui, e os portugueses que chegaram primeiro, vieram os africanos, outros europeus, orientais, etc; mas a ligação mais importante, continua sendo…
Dia da Comunidade Luso-Brasileira: talvez seja pela língua, pois não somos muito semelhantes àquele povo, tão chegado num bacalhau e que se espreme num canto de península. Nós gostamos é de peixe de rio, de espaço pra caminhar e apreciar a natureza. Mas aprendemos com eles uma grande falta de seriedade em grandes serviços. Onde se vê status de poder, tanto aqui quanto lá, certamente se tem maracutaias por trás. Aí chegamos ao…
Dia da Força Aérea Brasileira: só pra não perder o costume em criticar os militares, seres retrógrados que até parecem ainda fazer parte da Corte Portuguesa que aqui se refugiou para escapar das garras de Napoleão Bonaparte. Muitos pronomes de tratamento e pouca função. Esses são nossos líderes, os responsáveis pelo nosso destino. Parabéns Brasil, ó pátria amada, pelo seu aniversário!
Anúncios
Explore posts in the same categories: Viagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: