A Quinta Arte

Não se sabe exatamente quem foi a primeira civilização a inventar a escrita, acredita-se até que foram várias que aprimoraram-na até chegar ao que temos hoje. Ela teve, e continua tendo, função fundamental na vida dos homens, principalmente na transmissão de conhecimentos. Mas alguns especialistas da expressão de ideias num papel acabaram transpondo o limite do útil, e chegando ao terreno do belo. É aí que surge a quinta arte humana, a literatura, tão rica e importante quanto todas as outras, e também, como elas, fonte de um dom que surge em pouquíssimos. Quem nasceu pra escrever, está pronto, precisa de muita pouca aula pra colocar em prática o que sabe.
Dois nomes chamam a atenção na história mundial da literatura, não apenas por serem escritores incomparáveis e terem importância fundamental no passado dessa arte, mas também porque acabaram por morrer no mesmo dia, 23 de abril de 1616: Miguel de Cervantes, espanhol, autor de “Dom Quixote de la Mancha”, destacado por fazer uma paródia dos livros que mais faziam sucesso no fim da Idade Média, os romances de cavalaria; e Willian Shakespeare, inglês, pedra fundamental da dramaturgia até hoje, considerado o melhor autor de textos teatrais em língua inglesa, que escreveu várias obras-primas, entre elas “Romeu e Julieta” e “Hamlet”.
Para homenagear esses dois grandes autores, a UNESCO, em 1996, tornou o dia 23 de abril o dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Já citei aqui em outro post a importância dos livros: é obrigatório a leitura deles para amadurecermos como pessoas, principalmente desses autores importantes. Quanto aos direitos autorais, tenho também o que dizer: a pirataria não está presente só na música ou nos filmes, mas também na literatura. Vamos valorizar o trabalho desses artistas, pois eles vivem disso, e sem eles, o mundo não seria o que é hoje.
É isso, uma “Data Cerebrativa” e um “Anivercerebrando” no mesmo post.
Obs.: Shakespeare morreu com 52 anos, Cervantes com 69.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Lazer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: