A desgraça diante dos olhos

Qualquer pessoa com um pouco de localização social no planeta em que vivemos sabe que grande parte da população mundial está passando por maus bocados neste exato momento: fome, doença, guerra, e outros problemas maiores ou menores. É difícil, porém, imaginar a quanto pode chegar o sofrimento humano enquanto estamos sentados no sofá de casa assistindo ao telejornal. Mas um grupo de pessoas – jovens, principalmente – vêem com seus próprios olhos a realidade nua e crua, que se apresenta sem timidez num confronto armado: os soldados.
As guerras são grandes eventos que mudam o curso da história dos locais – e até do mundo todo – quando acontecem. No campo de batalha vale tudo: não há regras de respeito um ao outro de lado algum. Quem passa por isso fica também para sempre marcado. Lembro-me então de um ótimo filme que assisti, “No Vale das Sombras”, que trata do PTSD (em inglês, post-traumatic stress disorder), trauma que se instala na mente de todos os que retornaram com vida de um caos bélico.
Todas as imagens de extremo sofrimento vistas por eles fazem não só brotar pesadelos em meio à noite, mas também faz com que ajam de maneira alheia à sociedade, frequentemente comentendo crimes graves por causa do stress que trazem do “battlefield”. Hoje, Dia Nacional do Ex-Combatente, vamos lembrar de todos esses que muitas vezes perderam suas vidas – mesmo não tendo morrido – por motivos falhos por parte de seus comandantes, que ordenam todo um contingente de homens – vidas, portanto – como se tudo não passasse de um jogo, confortavelmente sentados em suas cadeiras de veludo.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: