Mais que uma ciência, é a vida

*Esse post é de ontem, mas devido aos problemas no Blogger, estou publicando-o hoje.

Os animais têm uma série de necessidades básicas que devem ser supridas: alimentação, respiração, excreção, reprodução, comunicação. Sim, comunicar-se é fundamental para a vida de todos os seres a partir de certo desenvolvimento. Prova disso são as formigas, abelhas e cupins, que se unem em grandes comunidades em prol da sobrevivência. E o homem não está muito distante disso. Desde certo período da nossa evolução, formamos sociedades, que nos ajudam a proteger-se e dominar a natureza. Como os hominídeos se mantêm unidos sem (quase nenhum) problema? Comunicando-se, dialogando, trocando informações. Já vale aquele dito “tudo se resolve na base da conversa”.

Hoje “cerebramos” o Dia Nacional da Comunicação, e eu, como aprendiz de comunicador, poderia levar tudo isso para o lado científico, acadêmico, demonstrando que comunicar-se é uma ciência, uma arte, ou algo parecido. Mas a própria universidade me ensina que a comunicação é muito mais que isso, é vital, natural e esperado de todo ser humano. É na base do diálogo – que hoje em dia não precisa mais ser rosto-a-rosto, pode ser via telefone, webcam, SMS ou mensagem instantânea – que conseguimos tudo nas nossas vidas, independente do que aspiramos na nossa existência.

Se o mundo está todo esfarrapado do jeito que o encontramos hoje, com tantas guerras, disputas e ambições contrárias, é porque em algum momento está faltando comunicação entre as partes. Pois comunicar-se não é só falar, muito pelo contrário, muitos se comunicam só pelos atos que fazem (uma imagem vale mais do que mil palavras), exercer uma comunicação é entender o outro, colocar-se em seu lugar, pois não há diálogo satisfatório onde a soberba impere. Nesse dia marcante, pensemos: quanta importância estamos dando à nossa comunicação ultimamente? Talvez estejamos mais interessados no Willian Bonner do que no nosso vizinho de muro, pensando que só na TV se comunica.

Obs.: desculpe pela repetição da palavra “comunicar” e suas variantes. Isso acontece porque ela não tem sinônimos, é única e fundamental em nossas vidas.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Viagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: