O Novo Sensacionalismo

Utilizando-me da categoria "livros" pra falar de uma revista – convenhamos que eles têm um parentesco muito próximos -, recebi nesse domingo pela manhã a nova edição da "Revista da Semana", que traz como manchete "O Novo Autoritatismo". A revista cita cinco países (China, Irã, Paquistão, Rússia e Venezuela) que estão distorcendo a democracia para o uso indevido pelos seus governantes.
Eu acredito – e essa ideia minha pode ser considerada loucura nos dias de hoje – que esses governos autoritários são na verdade baseados na cultura do povo do país em que está instalado.
A revista lembra que o governo chinês impede o acesso amplo à internet e o russo permite a corrupção em órgãos do Estado. É muito precipitado falar de democracia, liberdade de expressão e transparência política nesses dois Estados que ainda têm suas raízes no socialismo que se instalou por lá décadas atrás. As coisas não se apagam assim, principalmente da cabeça do povo.
No caso do Irã, que patrocina grupos armados no exterior, e do Parquistão, que tolera o radicalismo islâmico, é cometida outra precipitação ao se analisar um mundo dominado pelo Islã e seus ideais – e isso não é errado, é cultural – levando por base nosso mundo ateu, capitalista e falso progressista.
Já a Venezuela de Hugo Chávez é um caso a parte: a ressureição do ideal bolivariano que só havia tido sucesso na revolução cubana de Castro. Mas o fantasma de Simón Bolívar continua – e sempre continuará – rondando a verdadeira América Latina. E o Brasil nunca saberá o que é isso, já que a imagem do revolucionário não atravessou o lado de cá da Amazônia.
Resumindo: os jornalistas tinham de tomar mais cuidado antes de vir com as duas pedras na mão. A ética vem – ou deveria vir – primeiro do que o sensacionalismo em busca de vendas.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: