Dando oportunidades

Manchete principal da Folha hoje: Bolsistas do ProUni têm nota acima da média.
Aí a matéria é todo aquele estardalhaço, falando que as universidades temiam que as notas abaixassem com esse povo de baixa renda invadindo os bancos da burguesia.
A primeira coisa que deve ser notada é o preconceito. Devido a falta de mais vagas públicas – somando-se à impossibilidade de aumentá-las e à invasão dos ricos nestas instituições – é necessário que estudantes que não possam pagar por uma faculdade tenham acesso à ela, por meio de ajuda do governo. É uma privatização forçada do ensino. Mas vale lembrar que a qualidade do ensino não chega nem perto das federais, em se tratando da maioria esmagadora das particulares.
Mas tirando a politicagem de cena, penso na real situação do ensino superior no país. Será que, mesmo somando-se as particulares, existe vaga pra todos avançarem nos estudos após o Ensino Médio? E se todos que querem cursar faculdade consigam, eles terão vagas de emprego na área?
Dar bolsas e cotas é bonito, mas o problema da falta de alunos superiores no Brasil não é na educação, é em toda a estrutura fraca da economia. Não adianta dar uma bicicleta para uma criança que não pode sair do quarto. Mas não custa tentar. Tirando as maracutaias, mas isso é outro assunto…
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: