1.800 calorias

Na escola, quando começamos a estudar na biologia um pouco sobre alimentação, aprendemos o que são carboidratos, lipídios e proteínas. Aprendemos que para um adulto sobreviver de maneira saudável ele precisa de 2.500 calorias, para homens, e 2.000 as mulheres. Aprendi também, informalmente, que um lanche do McDonald’s pode ter mais calorias que isso, e como devemos balancear as calorias entre as refeições, tomei a decisão de nunca mais aceitar algo que venha do Ronald McDonald.
Mas para a FAO – Food and Agriculture Organization, da ONU – para uma pessoa passar fome, ela deve comer menos de 1.800 calorias por dia. Agora imaginem um homem de 1,80m e 80kg, se alimentando com 1.800 calorias? É mais do que fome, certamente. Quem acha que isso é raro, saiu um levantamento essa semana que dá o número de 1 bilhão de pessoas nessa situação. 1 em cada 6 pessoas no mundo. Eu realmente acredito que essas estatística nunca retratam a realidade, sempre comendo números aqui e acolá, afinal de contas não é fácil realizar censo em certos lugares. Trocando em miúdos: muita gente no mundo vive de maneira insuficiente. Se considerarmos outros aspectos, tenho certeza que mais da metade das pessoas do mundo vive mal. Os que vivem realmente bem são incrível minoria.
Mas pesquisas oficiais para apontar esses dados não são feitas, pois ferem os ideias de progresso atuais, ferem o capitalismo, ferem a riqueza de poucos, que causa a falência de muitos. De quem é a culpa? Da crise econômica? Da alta no preço dos alimentos? Não, é do egoísmo e da ambição.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: