O Irã e o Mundo

Todos os holofotes do mundo estão apontados para um pedaço de terra onde o homem já põe seu pé há um bom tempo. Ali, no Irã e no Iraque, se desenvolveu a civilização mesopotâmica, uma das mais antigas do ser humano. Reis já subjugavam súditos por ali antes mesmo de na Europa se ter um branquelo barbudo qualquer. Talvez seja por isso que os conflitos naquela região são tão frequentes.
O Irã está situado num lugar onde sempre existiram rotas de comércio, ou seja, interesses comerciais por parte de todos. Não bastando ser ali ponto de encontro de gente dos quatro cantos do Velho Mundo, houve ainda a Revolução Islâmica, que virou tudo de pernas para o ar. Além desses, outros inúmeros fatores foram responsáveis por tornar o Médio Oriente essa confusão que é hoje.
Quando se olha para os conflitos intermináveis entre Israel, Palestina e Síria, as intervenções estadunidenses no Afeganistão e no Iraque, parecia que o Irã era um terreno controlado. Viviam na paz de um sistema teocrático que controlava o povo de uma maneira que não entendemos aqui no ocidente – e nem devemos tentar entender. Semana passada, porém, explodiu o barril de pólvora. As eleições "democráticas" reelegeram para um cargo de fachada o braço direito do chefe verdadeiro do país. Todos foram acusados de alterar o resultado das urnas.
Temos hoje uma chamada "opinião pública mundial", que é influenciada, pelos meios de comunicação de massa do ocidente, e influencia, principalmente pela Internet. E foi exatamente essa opinião que fez a chapa ferver lá no Irã. O governo autoritário tentou fechar as portas do país, mas a Grande Rede vaza pelos buracos da parede.
Eis o grande paradoxo do mundo atual: formaremos cada dia mais uma grande comunidade, unida pela oportunidade de se comunicar, ou as diferenças de culturas deverão persistir? A Internet quer transformar todo mundo em fotocópias do American Dream. Cada dia mais percebo a manipulação das grandes mídias por aí. E agora vi que ela tem poder até na juventude do Irã.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: