Reelegendo-se

Já está circulando no Congresso a famigerada proposta de emenda constitucional que institui o direito do Presidente, de governadores e prefeitos ao terceiro mandato. Assunto que só de ouvir falar já causa arrepios. Mas devo fazer a pergunta àqueles que votaram a favor do direito do segundo mandato, se isso não lhes causou arrepios. Se depois de terem colocado "sim", conseguiram colocar a cabeça no travesseiro. Mas isso já passou, pararei de olhar o passado.
Algumas coisas são óbvias: o desejo de instituir o direito de ficar mais quatro anos no poder surge de todos os partidários de Lula que vêem muito difícil ele colocar um sucessor no poder. Eles devem pensar: "que dó, perdermos um governo com tanta aprovação, um presidente tão gente fina". Tão brincalhão, não é meus amigos? Mas entre as coisas óbvias está também o fato que, quanto mais um governante fica continuamente no poder, mais distante estamos da democracia e suas regras. O sistema político brasileiro, a meu ver, já é uma monarquia, na qual os reis se mantêm no poder por oito anos, aí entra outro monarca. Se com esse pouco tempo eles já aprontam o terror, imagina com doze anos lá?
O problema maior não está no rei, mas na nobreza. De que vale falarmos aqui que uma segunda reeleição – talvez mais possam vir por aí – vai de encontro com o dinamismo democrático, se no outro poder nossos queridos legisladores podem ser eleitos perpetuamente? Muitos lá estão no quarto mandato de senador, que tem oito anos cada. Isso é democrático? Isso é bom para o país?
Sou a favor de um mandato de cinco anos para o executivo, mas que também seja utilizado para o Congresso. Só aí se colocará uma dinâmica política nesse país, que talvez faça a engrenagem virar e tire os caciques do poder. Com isso pode ser que a vida da tribo melhore.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: