O sucesso vale uma vida?

Existe um fator na vida do ser humano que tenho muita dificuldade em entender, e talvez nunca o entenda: a facilidade de olhar, projetar, intervir e admirar a vida alheia, o dia-a-dia dos outros. O sucesso nos dias atuais dos "reality shows" é a prova inegável do desejo do ser humano de viver exteriormente, esquecendo-se de si próprio. Como somos ágeis em admirar-nos "como Fulano é correto" e lentos para pensar "sou correto?". Essa preocupação com o outro – não a de querer bem, mas a de saber e palpitar o que está acontecendo com o próximo – é a base para o "sucesso" de determinadas pessoas, ou seja, o surgimento das "estrelas".
Ao se tornar fã de alguém – agindo muitas vezes de forma inconsequente – as pessoas esquecem que aquele ser humano ali também vive, 24h por dia, e não apenas quando aparece na tela da TV. Sufoca-se o "astro", forçando-o a ter um comportamento que as pessoas gostariam de ter, mas não tem coragem de assumir. Fazer sucesso não é nada mais que ser eleito pela opinião pública para um cargo de homem-superior, por um processo inconsciente e não-deliberado.
Michael Jackson foi o exemplo maior disso, de como as pessoas se esquecem que um artista nada mais é do que uma pessoa fazendo seu trabalho. A vida desse grande músico e dançarino foi marcada por pressões inimagináveis por quem não esteve na pele dele – ou seja, ninguém além dele – e muito menos por todos aqueles que gritavam seu nome, como se um olhar seu pudesse mudar sua vida.
Ele teve suas controvérsias, acusações e sem dúvida errou muitas vezes, pois era um ser humano, perturbado, pressionado e com problemas, como qualquer outro. Quando vejo os últimos vídeos de Michael, irreconhecível, triste e infra-humano, a grande questão é: ele atingiu a felicidade? Ser o homem mais conhecido e admirado do mundo trouxe-lhe paz? Sinto que é impossível, com a vida que ele levava. Para o Rei do Pop, o R.I.P. de sua sepultura vale muito. Descanse em paz, Michael, longe dos milhões de olhos que não te davam sossego.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: