Família: fábrica de seres humanos

"Família: é quem você escolhe pra viver; é quem você escolhe pra você; não precisa ter conta sanguínea: é preciso sempre um pouco mais de sintonia." Assim canta Marcelo Falcão, do grupo O Rappa, na música "Não perca as crianças de vista", tentando fazer uma despretenciosa definição de família. Pode-se perceber que ele a diz mais como questão de escolha do que de laços sanguíneos.
Quando Jesus disse: "Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe" (Mc 3,35), também deu a entender que a questão familiar como carne e sangue não é a principal, não tem a importância infalível e inalienável que muitos colocam. Mas também não deve ser deixada de lado, até porque a Sagrada Família é exemplo de união até hoje, e certamente José e Maria contribuíram bastante para Jesus ter sido quem foi.
A Igreja Católica reserva esta semana para ser a "da Família", para que possam ocorrer debates sobre esta primeira célula de reunião dos indivíduos, esta que Deus nos deu, independente de seu tamanho, forma ou tradição. É óbvio que na vida temos também que ir angariando uma "família" de amigos – e fazemos isto naturalmente -, mas dizer que só esta basta é esquecer-se da parte mais importante da vida, no que se trata da formação do caráter da pessoa: a infância.
Montar uma família santa, amorosa e pacífica, tem as mesmas dificuldades de buscar uma vida assim: muitas lutas e desafios. Esse caminho passa obrigatoriamente por um bom casamento e uma educação dos filhos pautada na ética e no amor: função maior de uma família. É necessário então, que o pai assuma sua vocação de "força" e a mãe, de "jeito": sem um desses atributos faltará algo para aquele adulto que surgirá naquele seio.
Podemos dizer, então, que criar uma família harmoniosa faz parte da vocação de amor do homem, e talvez more aí tantos problemas na nossa sociedade atual: sem uma família em sintonia, unida ou não pelo sangue, mas principalmente pela vontade de Deus, as crianças se perdem da nossa vista e acabam caindo nas armadilhas que o mundo tem.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

One Comment em “Família: fábrica de seres humanos”

  1. Sidney Says:

    Fantástico – a capacidade de comunicação do texto é incrível – Excelente – Concordo em todos os graus.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: