O que quer dizer “Deus é fiel”?

Como é bela a liberdade de expressão, não? Como é bonito vivermos numa sociedade que temos a possibilidade de escrever numa folha de papel – ou digitar num microcomputador – qualquer baboseira e enviar a um jornal. E não estou sendo irônico. Até porque, não fosse assim, eu não teria a liberdade de escrever o que escrevo agora, e publicá-lo aqui, mesmo que seja pra desencargo de consciência.

 

Hoje, a Folha de S. Paulo publicou mais um artigo com temática religiosa, um tanto quanto estranho. Um tal Dr. Cláudio Santos, 49 anos, neurocientista e escritor, escreveu um texto teológico colocando em dúvida a expressão “Deus é fiel”, muito utilizada pelos evangélicos. Qual o interesse da Folha em publicar algo do gênero? Chamar leitores, e dar mais uma cutucada na guerra que trava há anos com a Universal de Edir Macedo, aposto eu.

 

O problema não está no jornal publicar um artigo de cunho ateu, até porque esta é uma das formas de credo dos dias atuais, mas de publicarem algo de tão mau gosto quanto este do tal neurocientista. Dias atrás, nesta mesma seção “Opinião”, estava impresso um texto escrito pelo senador da República, Marcelo Crivella, auto-intitulado “bispo” da mesma Igreja Universal. Resolveram responder à altura.

 

O artigo de hoje começa falando de política, passa pelos conflitos religiosos e termina na desgraça humana. Tudo culpa de quem? De Deus, é óbvio. Mas chega a incomodar como o tal doutor, mesmo tratando dos assuntos neste tom, escreve “Deus” e “Ele” com maiúsculas, chamando-O inclusive de Pai Eterno, ao mesmo tempo que coloca a questão “se é que Ele existe”. É para caçoar daqueles que têm fé?

 

Estava me esquecendo das fontes bibliográficas que ele utilizou para escrever este texto “teológico”, as quais ele cita no decorrer da escrita: Freud, Marx, Nietzsche, Feuerbach, Hegel. Pensadores típicos daqueles que, não querendo apontar o dedo para si próprios, apontam para o Alto.

 

O sarcasmo deste senhor de meia-idade chega ao ápice quando ele escreve: “a quem Ele seria fiel? Aos católicos que trucidam protestantes e aos protestantes que trucidam católicos?”, citando ainda se seria aos nazistas, israelenses, muçulmanos e “ocidentais”, Stálin, Hitler; ou seja, colocando gente de tudo quanto é tipo no mesmo “balaio-de-gato”. Só ele e seus amigos cientistas não estão no meio, óbvio.Ele conclui que Deus é “bem mais fiel” àqueles que esbanjam dinheiro em shoppings do que às crianças que pedem nas ruas de São Paulo. Termina dizendo que o ser humano tem de parar com sua “tendência universal de se curvar e obedecer”.

 

Pobre Dr. Cláudio, cujo currículo é tão grande e a capacidade de enxergar é tão curta. Ele está confundindo os deuses. Quem é fiel aos ricos, e implacável com os pobres, é sua “deusa” ciência. Ela foi a culpada pelas duas guerras mundiais. É nela – e seus dois alicerces, o evolucionismo e a lógica – que fizeram Hitler fazer o que fez. É ela – que surgiu de mãos dadas com a indústria e o capital financeiro – que na verdade está por trás de todos os conflitos citados por este senhor, desde Stálin, até a Faixa de Gaza. Será que é o excesso de ciência que não o faz enxergar?

 

Agora respondo a pergunta principal: Deus é fiel, sim. Ele é o único refúgio de muitos que vivem as desgraças criadas pelo próprio homem. Ele nunca nos abandonou, chamando sempre pessoas, para que alguém se sinta obrigado a ajudar aos mais necessitados – o que os cientistas, doutores e acadêmicos não fazem. Ele enviou seu próprio Filho para que as pessoas vivessem pela Verdade, e não pela escuridão; vivessem pelos outros, e não por si sós.

 

O que me dá tristeza é pensar que este artigo, publicado no principal jornal do país, fará com que tanta gente leia e vibre, pensando “é isso mesmo”. Pode não parecer, mas é uma grande colaboração para que o mundo continue parecendo tão abandonado por Deus, quando na verdade está abandonado pelos homens.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

One Comment em “O que quer dizer “Deus é fiel”?”

  1. Rogério Says:

    MARAVILHA MEU CAMARADA… MARAVILHA! É ISSO AI "DOCTOR"… SÓ FALTA O SENHOR DIZER DIZER QUE A TORCIDA CORINTIANA É MAIS FIEL QUE DEUS… rsO QUE O "SER HUMANO" NÃO FAZ, OU MELHOR, ESCREVE PRA APARECER…HEHE. PARABÉNS VINÍCIUS E VALEU!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: