Vivendo em família

"’Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: ‘Eis minha mãe e meus irmãos’" (Mt 12,48s). Ao ouvir esta passagem, podemos querer entender que Jesus quis relativizar a importância da família, mas não é assim. Ele não quis rebaixar a família ao nível de "igual a todo mundo", mas quis elevar "todo mundo", ou aqueles que creem, ao nível de família.
 
Não podemos tirar a importância daquelas pessoas que Deus Pai colocou em nossa companhia desde o início de nossas vidas. As relações com laços de sangue podem até não ser as mais importantes, mas os parentes são o micro-cosmo do que encontramos na macro-realidade fora do lar. "Meus irmãos não gostam de mim": lá fora haverá pessoas que gostarão menos ainda. "Meus pais não me dão importância": ainda encontrará gente pior pelo mundo. Do mesmo modo, o relacionamento familiar é o ambiente perfeito para iniciarmos a prática dos ensinamentos de nosso Senhor: o perdão, a compaixão, a paz, o Amor.
 
Todas as pessoas com as quais nós nos relacionamos (família ou não) um dia "pisarão na bola" com a gente, afinal somo todos pecadores e imperfeitos, e nós sem dúvida também erraremos com eles. Mas se formos amar apenas aqueles que nos amam, qual a vantagem? (E vocês sabem que não fui eu que inventei isto). Às vezes os nervos se abalam e a situação fica difícil: um afastamento não é mal nessa hora; mas se nos afastarmos de todos que nos magoam, acabaremos solitários, odiosos e infelizes.
 
Relações familiares têm a bagagem de anos e anos de vivência, o que deixam as coisas mais complexas e doloridas de compreender, formando um grande nó cego. E esse tipo de embaraço não há mão humana que resolva: somente Ele pode nos tirar de uma situação assim. A questão não é agir bem ou agir mal, ir para o Céu ou para o inferno: a questão é aprender a viver, conviver e amar as pessoas para viver bem, aqui e Lá. Para que vivamos todos como irmãos, devemos primeiro aprender a viver bem com aqueles que o Pai nos deu desde o início, independente de como eles sejam.
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

