Das afinidades/ que se tornam amizades/ dependendo das oportunidades

Não sou um cara de muitos amigos, mas o que tenho – e já tive – valem a pena. Volta e meia me questionam se não devia ser mais sociável, aumentar meu círculo de amizades. Aí pensei nas que poderia ter, comparando-a com as que já tenho. Onde as arranjei? Nas idas e vindas da vida: cidades frequentadas, colégios estudados, encontros inesperados.
 
Por isso nós muitas vezes valorizamos eventos que nada mais queriam dizer além do que mostravam. E isso nós míopes sofremos bastante. Quantas vezes não cruzamos com conhecidos nas ruas e eles depois se queixam que não comprimentamos? Apenas não enxergamos muito bem. Episódio triste que exemplifica isto foi visto ontem no BBB10, onde desconfiaram de racismo, simplesmente por terem pessoas que não fizeram amizade com o rapaz negro que saiu da casa. Ele mesmo refutou: "apenas não tivemos oportunidades de nos conhecer melhor".
 
Mudando de ambientes, isso também é visível na geopolítica. Por que o Brasil – entenda-se o presidente Lula, o chanceler Celso Amorim e cia. – continua a dar voz ao Irã enquanto o mundo todo dá as costas ao país? Tradição no diálogo? Destaque internacional na negociação de conflitos delicados? Bom coração? Nada disso, apenas circustâncias que – devido a ideologia de alguns e oportunismo de outros – aproximaram Brasília de Teerã. Em outras épocas, seria diferente.
 
Bonito mesmo é quem consegue fazer uma mistura de "carpe diem" e planejamento estratégico até nos relacionamentos. Acreditemos que a Providência nos coloca nos caminhos das pessoas para que possamos ajudar e servir umas às outras. Que saibamos aproveitar as oportunidades e transformar nelas afinidades em amizades. E que estas durem eternamente; e que esta eternidade seja o agora.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: