O carnaval e os carnavais

Começou oficialmente hoje a festa mais brasileira de todas: o carnaval – começou oficialmente porque, a depender das folias Brasil afora, começa muito antes do início e termina muito depois do fim. Apesar de não ter surgido em nosso país, essa festividade ganhou um aspecto todo especial em nossas terras, principalmente por conta da cultura afro, que inseriu o incoparável samba.
 
O carnaval serve também para demarcar o calendário oficial do país: dizem que o ano só começa depois da folia. Na verdade, creio que isso só se aplique aos congressistas e estudantes, porque quem trabalha de verdade já está no gás há muito tempo. Mas não deixa de ser estranho um feriadão de praticamente 5 dias bem no começo do ano. Tempo de descansar o que já se cansou nessas primeiras semanas.
 
Acredito que todo mundo sabe que o carnaval surgiu por causa do tempo de penitência da Igreja, a Quaresma. Por ser uma época meio triste, reflexiva e para pensar nos pecados cometidos – já que acaba na paixão e ressurreição de Cristo – o povo achou conveniente festar um pouco antes dela começar; ou seja, guardar aquela reserva de endorfina pros tempos tenebrosos.
 
Um bom retrato do carnaval atual foi feito por José Simão na sua coluna de hoje na Folha: "Começou o Carnaval! É proibido pensar!" Realmente a juventude aproveita esses dias pra cometer todo tipo de abusos – na bebida, no sexo, na própria saúde. Pensando bem, eles não esperam o carnaval pra cometer esse tipo de coisa não.
 
Eu não vou negar: sou um admirador do carnaval. Não o das festas sem limite, mas o das escolas de samba. Sou apaixonado por sambas-enredo. Também não acho de todo mal que a galera estipule um período para se permitir um pouco mais. Mas, mesmo assim, fico triste, porque sei que pra muita gente – principalmente da minha idade – o carnaval (carne-vale, só a carne vale) não se restringe ao período pré-quaresmal.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: