Casar: o que é?

Nos últimos dias não passei por aqui porque estava no antes-durante-depois de um casamento na família. Sim, celebramos mais um matrimônio, o primeiro da terceira geração. Nunca tinha estado tão por dentro de como se celebra esse sacramento, e, principalmente, de como as pessoas reagem, refletem e tratam esse acontecimento que, no mínimo, é único.
 
O primeiro aspecto que gostaria de levantar é a importância de uma união entre um casal (de sexos diferentes, de preferência). Independente do tanto de tempo que eles estão juntos – ainda acho que quanto mais, melhor – é uma decisão pra lá de bonita jurar que ficará com a pessoa até o fim da vida. É um baita de um compromisso que deveria estar ligado a um baita de um amor. Não uma baita de uma paixão, mas um baita de um amor, que é quando o sentimento já está com a "poeira abaixada" e as ideias estão bem resolvidas na cabeça dos dois. Será que quem diz "sim" na frente da Igreja, da comunidade, do juiz-de-paz, do padre, e do próprio Cristo, tem noção do que está fazendo? Espero que sim.
 
Mas, infelizmente, as pessoas (o que nem sempre inclui os noivos, que num misto de apreensão, alegria e confusão, estão meio alheios à situação) pensam muito mais na festa que acontecerá depois – e por conseguinte, nos convites, na decoração, na comida, e etecétera – do que no principal da cerimônia: o casal. São eles que viverão este compromisso no futuro e que criarão ali uma nova família, com filhos e mais responsabilidades. Sobre a importância da família, já escrevi aqui, é só procurar nos arquivos.
 
Foi uma ótima experiência vivenciar dois matrimônios em duas semanas (um mais distante, outro muito próximo). Adiciona muito à experiência de cada um o exemplo alheio. Mas para isso é necessário "cerebrar" até o casamento, principalmente os noivos. E como padrinho de um casal, desejo que realmente eles consigam uma eterno e frutífera união, que vá de encontro à futilidade dos relacionamentos de ocasião que vejo hoje por aí, aos montes.
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: