A nossa esperança é a esperança

Terminei de ler hoje o livro "Testemunhas da Esperança", do arcebispo vietnamita François Van Thuan. Sua história é magnífica: passou treze anos preso, dos quais nove isolado. Mesmo assim, não perdeu a fé e, principalmente, a esperança. Parece até ser pouco tempo, quinze anos; mas como ele mesmo diz, quando se está sozinho, preso, sem nada a fazer, o tempo é eterno. Esse homem passou uma eternidade na prisão.
 
Depois de libertado pelo regime comunista, ele se tornou presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz no Vaticano, e é convidado a pregar num retiro feito pela Cúria Romana, do qual resulta o tal livro. O mais interessante é que toda a história de fé e superação (que deu a possibilidade de abrir o processo de sua beatificação pelo papa Bento XVI) não entrou no discurso proferido ao papa João Paulo II e outros membros da Cúria.
 
Ao contrário, Van Thuan ressalta o que ele conseguiu aprender num amadurecimento magnífico de fé que fez em sua caminhada pastoral. Por fim, sua maior lição é realmente a da esperança, que como disse o próprio papa João Paulo II, não é daquelas esperanças que nos fazem ficar ansiosos e talvez tristes com um eventual problema na realização de nossos anseios, mas uma esperança de vida, de algo muito maior, de esperar Naquele que nos criou, nos redimiu e nos acompanha.
 
Um livro que, apesar de conter um texto escrito de um bispo para outros bispos, é muitíssimo acessível. Mesmo assim, não deixa de ter uma beleza magnífica, que pode ser comparada às Confissões, de Santo Agostinho. Dom Van Thuan nos traz, com seu exemplo de vida, a certeza de que a fé em Jesus Cristo e na Igreja são fundamentais para a vida de todos.
 
Serviço:
Livro: Testemunhas da Esperança
Autor: François X. N. Van Thuan
Nº de Páginas: 231
Editora: Cidade Nova
Preço: R$ 29,00
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: