Direitos do cidadão: alimento, saúde, banda larga…

Não escondo de ninguém que sou um crítico à internet; não pelo instrumento em si, mas pelos ânimos excessivamente exaltados que certas pessoas têm em relação à ela e às novas tecnologias. Sempre digo que isso é coisa de gente mais velha, que por não conhecer intimamente o funcionamento de um sistema eletrônico, se surpreende por demais com as vantagens que ele pode trazer.
 
Antes de entrar no assunto principal, gostaria de fazer uma pergunta: o que é fundamental para uma vida digna das pessoas? Acho que é relativamente fácil respondê-la: alimento, abrigo, estudo, segurança, saúde, lazer, não exatamente nessa ordem. Até porque alguns são naturalmente mais necessários que outros: não podemos viver sem alimento, mas muitos já passaram décadas sem conhecer uma escola, e não foram menos felizes por causa disso. Talvez até se dê o oposto, mas não vou entrar nessa discussão agora.
 
Não posso negar que o mundo atual exige que as pessoas estudem cada vez mais, tenham mais e mais acesso à cultura e ao lazer, além de poderem se comunicar e buscar informação. E realmente acho que a internet colabora muito nessas tarefas, mas não de uma maneira inevitável. Vocês sabem qual é minha fonte de informações na rede: a Folha de S.Paulo, exatamente a mesma da edição impressa. Ah, antes de mais nada: eu pago assinatura.
 
Por isso considero meio descabido as declarações que o governo dá defendendo o PNBL, Plano Nacional de Banda Larga, dizendo que as pessoas têm direito ao acesso à internet, e mais: internet banda larga. Aí a questão fica mais desproporcional: vivi muitos anos sem saber o que era uma conexão larga, e até hoje consigo sobreviver com uma velocidade de tráfego medíocre: 300kbps. Ou será que sem banda larga o pessoal não vai conseguir usufruir do novo portal do PT, que conta com uma plataforma de vídeo novinha em folha?
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: