Felizes as trevas que levam à luz…

Tenho refletido nos últimos tempos como se dá na alma humana o momento em que ela perde o ímpeto de Deus. Buscar a divindade é algo natural, mas muitas vezes ofuscado com o deleite de outros prazeres do mundo, outras vezes por motivos sobrenaturais. Um dos santos da Igreja que meditaram muito neste tipo de situação foi São João da Cruz, frade carmelita, Doutor da Igreja, que viveu no século XVI (sua festa é celebrada no dia 14 de dezembro). O mais belo de tudo é que o místico São João deixou muito de seus relatos em poesia, o que aumenta a beleza e a profundidade de seu misticismo. Em tempos de desertos quaresmais, são fontes de alegria para a alma de qualquer um.

A Noite Escura da Alma, de São João da Cruz

Numa noite escura
Em ânsias, de amores, inflamada,
Ó ditosa ventura!
Saí sem ser notada,
Estando já a minha casa sossegada.

Às escuras, mas segura,
Pela secreta escada, disfarçada,
Ó ditosa ventura!
Às escuras e velada,
Estando já a minha casa sossegada.

Na noite ditosa
em que em segredo, ninguém me via,
Nem eu via outra coisa
Sem outra luz ou outro guia
Senão aquela em que meu coração ardia.
Esta me guiava
Mais clara, a luz, que ao meio dia,
Até onde me esperava
Quem eu bem me conhecia,
Em parte onde ninguém aparecia.

Ó noite que me guiaste!
Ó noite mais amável que a alvorada!
Ó noite que juntaste
O amado à sua amada,
Sendo a amada em amado transformada!

No meu peito florido
Que inteiro para ele se guardava
Ali caiu adormecido
E ali o embalava
Com a brisa que os cedros levantava.

O vento das ameias,
Enquanto os cabelos lhe esparzia,
Com a sua mão serena
Contra meu colo me feria
E todos meus sentidos suspendia.

Desfaleci, abandonei-me
Com o rosto reclinado sobre o Amado,
Tudo acabou e deixei-me,
Negando-me a qualquer cuidado,
Entre as brancas açucenas olvidado.

Fonte: http://literaturas.blogs.sapo.pt/118930.html

Explore posts in the same categories: Lazer, Religião, Viagens

Deixe um comentário

