As Santas Dores de Maria

Ontem a Igreja celebrou a memória de Nossa Senhora das Dores; este culto é importantíssimo para os cristãos católicos por unir dois de seus principais tesouros: o mistério da Santa Cruz e o exemplo da Virgem Maria. Compreender esta festa é adentrar profundamente na fé da Igreja. Para isso, nem sempre textos e palavras lógicas são a solução; a arte e a poesia podem ser muito mais eficazes. Posto abaixo, então, a “Sequência” (um pequeno poema lido na Santa Missa) que é proclamada nesta data especial. Belíssimo.

 

Sequência de Nossa Senhora das Dores – Forma Breve

Ó Santa Mãe, por favor,
faze que as chagas do amor
em mim se venham gravar.

O que Jesus padeceu
venha a sofrer também eu,
causa de tanto penar.

Ó dá-me, enquanto viver,
com Jesus Cristo sofrer,
contigo sempre chorar!

Quero ficar junto à cruz,
velar contigo a Jesus,
e o teu pranto enxugar.

Virgem Mãe tão Santa e pura,
vendo eu a tua amargura,
possa contigo chorar.

Que do Cristo eu traga a morte,
sua paixão me conforte,
sua cruz possa abraçar!

Em sangue as chagas me lavem
e no meu peito se gravem,
para não mais se apagar.

No julgamento consegue
que às chamas não seja entregue
quem soube em ti se abrigar.

Que a Santa Cruz me proteja,
que eu vença a dura peleja,
possa do mal triunfar!

Vindo, ó Jesus, minha hora,
por essas dores de agora,
no céu mereça um lugar.

Explore posts in the same categories: Religião

Deixe um comentário

